sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ata 17º - Encontro Tecendo a Rede Sapopemba

Ata XVII - Encontro Tecendo a Rede Sapopemba



Este encontro foi realizado no dia 09 de Abril de 2010, com a presença de profissionais da região, líderes de comunidade, e outros.

Inicialmente foi proposto que se desse inicio as discussões a partir do tema drogadição, sendo esse uma angustia de todos em como trabalhar com está realidade. É importante ressaltar que tal tema surgiu a partir da discussão em reunião executiva, ocorrida em março.

Brenda, explica o motivo que levou a comissão a propor tal tema, pois esse seria um assunto inicial desencadeador para outros, esse atenderia a todos os profissionais e comunidade em geral.

Rafael chama os demais para a importância de trazer temas para a discussão, citando a importância dos profissionais do CAPS, sendo isso um avanço para o tecendo a rede.

Foi apresentada a proposta do tecendo a rede para que esse seja um espaço em que a comunidade e o profissional se articulem com os demais e tragam suas experiências e vivencias em seu espaço de atuação, para juntos discutirmos e buscarmos propostas, para pensar de forma estratégica intervenções na rede.

Como sugestão, pensou-se na proposta de discutir situações, para que a partir deste se faça uma reflexão de como cada espoco trabalha ou poderia trabalhar. Foi questionado o que cada espaço vem fazendo, qual política de segurança vem sendo feito para o enfretamento da drogadição nas escolas? As profissionais do CAPS mencionam a relevância em tais questoes, no entanto precisamos entender o que é a droga antes de mais nada.

Um dos presentes coloca que a droga entre os jovens se faz devido a falta de atenção da família e para fugir da realidade que se vive.

Um morador da comunidade aponta para uma realidade da sua comunidade, “sendo que as mortes locais deixaram de ser por armas de fogo e passou a ser pelo uso de drogas”, questionando os presentes de como a rede pode dar uma orientação no trabalho com estes jovens: ficando a seguinte pergunta, o que foi feito pelos jovens que vem passando pelas instituições e acabam morrendo? Fica claro que o tecendo a rede tem que ter um foco para buscar soluções, todos tem a pretensão de sair dos encontros com uma direção, apontando que à família seria a base para prevenção.

Alguns adolescentes presentes colocam a falta de um trabalho nas escolas que fale sobre as drogas, apontam que ninguém faz isso.

Brenda coloca que as reuniões são de suma importância para discutirmos questões de relevância.

Tiago cita para pensarmos uma forma de amarrar os diálogos e chegar a um denominador comum em um sentido de como trabalhar com a comunidade.

Chiquinho, menciona a contribuição de todos, sendo esse um caminho. Quando se propõem a discutir os temas juntos (comunidade e profissionais) conseguimos buscar soluções.

Por fim, o encaminhamento foi de trazer na próxima reunião o que cada espaço vem fazendo como prevenção e o que poderia fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário