sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ata 14º Encontro Tecendo a rede Sapopemba

São Paulo, 06 de novembro de 2009.


Ata XIV Encontro Tecendo a rede Sapopemba


Tendo em vista que o mês de Novembro é ligado à comemoração da consciência negra, neste encontro buscamos trabalhar este tema, considerando-o presente no cotidiano geral. Sendo assim, tivemos como convidado Renato (Sociólogo), tratando sobre o tema das matrizes das religiões africanas.

O encontro foi iniciado com a projeção do documentário “Unidade na diversidade”, como um introdução à temática pensada.

Em seguida, Renato realizou sua fala, iniciando dizendo fazer parte de uma comunidade religiosa localizada na região do Jabaquara, que passou a ser considerada patrimônio histórico em 1990.

Renato falou mais especificamente do Candomblé, de suas origens através de diversas nações africanas e derivações após chegar e se dissipar no Brasil.

Após sua fala, que durou cerca de uma hora, projetou o filme “Mojubá”, que trabalhava também sobre a temática e, mais especificamente, sobre as origens dos Orixás.

Por fim, foi realizado debate, onde puderam ser apresentados questionamentos. O conselho tutelar apresentou uma questão que vem recebendo atualmente, que é o fato de haver acusações de abusos sexuais de crianças justificados como prática do Candomblé. Renato pontuou que nenhuma religião, em seu entendimento, justificaria tal prática, porém, disse que deveríamos compreender a situação em seu contexto, ainda que isto não signifique aceitação.

Na parte dedicada aos informes, Danilo lembrou o dia da saúde da população negra (27/10) e se prontificou a levar no próximo encontro material de divulgação da data. Outros informes seriam repassados via e-mail pela comissão executiva.


E-mail para contato: kilombolaurbano@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário