sexta-feira, 25 de junho de 2010

II Seminário Tecendo a Rede

Caros amigos, em 08 de agosto de 2010 completamos dois anos de Tecendo a Rede Sapopemba, ao longo desse período tivemos conquistas e desafios (nome do I Seminário Tecendo a Rede), foram momentos importantes onde foi possível conhecer quem são os parceiros que atuam na região, debater assuntos de suma relevância para para o andamento dos trabalhos e da comunidade, entre outros.

Dessa forma, em agosto do corrente ano comemoraremos dois anos de rede e convidamos você que participou e que deseja participar de mais um momento importante para a construção e efetivação da rede em sapopemba.

Em breve lançaremos a programação completa.

Att,

Comissão Executiva

Ata 17º - Encontro Tecendo a Rede Sapopemba

Ata XVII - Encontro Tecendo a Rede Sapopemba



Este encontro foi realizado no dia 09 de Abril de 2010, com a presença de profissionais da região, líderes de comunidade, e outros.

Inicialmente foi proposto que se desse inicio as discussões a partir do tema drogadição, sendo esse uma angustia de todos em como trabalhar com está realidade. É importante ressaltar que tal tema surgiu a partir da discussão em reunião executiva, ocorrida em março.

Brenda, explica o motivo que levou a comissão a propor tal tema, pois esse seria um assunto inicial desencadeador para outros, esse atenderia a todos os profissionais e comunidade em geral.

Rafael chama os demais para a importância de trazer temas para a discussão, citando a importância dos profissionais do CAPS, sendo isso um avanço para o tecendo a rede.

Foi apresentada a proposta do tecendo a rede para que esse seja um espaço em que a comunidade e o profissional se articulem com os demais e tragam suas experiências e vivencias em seu espaço de atuação, para juntos discutirmos e buscarmos propostas, para pensar de forma estratégica intervenções na rede.

Como sugestão, pensou-se na proposta de discutir situações, para que a partir deste se faça uma reflexão de como cada espoco trabalha ou poderia trabalhar. Foi questionado o que cada espaço vem fazendo, qual política de segurança vem sendo feito para o enfretamento da drogadição nas escolas? As profissionais do CAPS mencionam a relevância em tais questoes, no entanto precisamos entender o que é a droga antes de mais nada.

Um dos presentes coloca que a droga entre os jovens se faz devido a falta de atenção da família e para fugir da realidade que se vive.

Um morador da comunidade aponta para uma realidade da sua comunidade, “sendo que as mortes locais deixaram de ser por armas de fogo e passou a ser pelo uso de drogas”, questionando os presentes de como a rede pode dar uma orientação no trabalho com estes jovens: ficando a seguinte pergunta, o que foi feito pelos jovens que vem passando pelas instituições e acabam morrendo? Fica claro que o tecendo a rede tem que ter um foco para buscar soluções, todos tem a pretensão de sair dos encontros com uma direção, apontando que à família seria a base para prevenção.

Alguns adolescentes presentes colocam a falta de um trabalho nas escolas que fale sobre as drogas, apontam que ninguém faz isso.

Brenda coloca que as reuniões são de suma importância para discutirmos questões de relevância.

Tiago cita para pensarmos uma forma de amarrar os diálogos e chegar a um denominador comum em um sentido de como trabalhar com a comunidade.

Chiquinho, menciona a contribuição de todos, sendo esse um caminho. Quando se propõem a discutir os temas juntos (comunidade e profissionais) conseguimos buscar soluções.

Por fim, o encaminhamento foi de trazer na próxima reunião o que cada espaço vem fazendo como prevenção e o que poderia fazer.

Ata 16º encontro Tecendo a Rede Sapopemba

São Paulo, 05 de março de 2010


Ata XVI encontro Tecendo a Rede Sapopemba

Tiago inicia o encontro apresentando as propostas para o dia, pensadas em reunião da comissão executiva, ocorrida em Fevereiro.

Entre as propostas:

• Cronograma do dia;

• Histórico dos encontros ocorridos;

• Objetivo e missão da rede;

• Apresentação do Blog.


Em seguida, é realizada a apresentação dos presentes:

CECCO (trabalho realizado junto a idosos - espaço situado na região de Vila Prudente) – Célia e Adriana;

Escola Arquiteto Vilanova Artigas – Profº Matias;

CEDECA Sapopemba – NPPE Sinhá – Beatriz e Valdilene – NPPE Madalena – Rafael e Espaço LASCO – Danilo e Miriam Duarte;

CAPS AD Sapopemba – Paula, Micheli E Geise – (espaço de referência para Sapopemba, Vila Prudente e Pq. São Lucas, tem como horário de funcionamento de 2º à 6º feira (07h-19h) – Endereço Rua das Esterlinas, 142 – Pq. Bancário – contato: 2012-4129 – e-mail: capsadsapopemba@yahoo.com.br);

CEI Sapopemba I – Regiane;

CEU Rosa da China – Teresa F;

NASF Reunidas e Iguaçu I – Brenda;

NASF Vila Renato – Cláudia;

NASF Juta – Janaína;

Comunidade Pq. Santa Madalena – Ana Paula;

Cantinho da Esperança – Vanessa;

Comunidade Pró Morar/Movimento de Saúde – Antônio;

CDHS – apresenta o novo projeto, Empoderamento de Sapopemba – Juliane, Renata e Tiago;

CEC Dona Perseverança – Ana Paula;

Movimento de Saúde – Ivaneide;

SAE Betinho – Francisco;

19º BPMM – Idalina, Adriana e Marisclaide.

Após a apresentação, as representantes do 19º BPMM fizeram um breve relato sobre os diferentes programas existentes na corporação; falaram também do papel da mulher dentro da instituição, entre outros.

Marisclaide fala sobre a importância do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) para a comunidade, sendo esse um espaço de discussão acerca da prevenção sobre o uso de drogas junto a crianças e adolescentes. As escolas contatam o batalhão de sua região solicitando informações para receberem o grupo de formação em sua escola. O grupo propôs para que a equipe do PROERD realizasse uma formação junto à rede.

Matias pontua as questões sobre redução de danos e de descriminalização do uso de drogas e sugere estas como propostas de pauta para uma próxima reunião.

Informes:

 05/03/10 – 14h - Evento Dia da Mulher – CDHS/CEDECA

 08/03/2010 – marcha dia internacional da mulher (Av. paulista)

 10/03/2010 - Escola de Militantes – Fórum estadual Criança e adolescente

 13/03/10 – 09h - reunião movimento de Saúde – CDHS

 20/03/2010 – Caminhada da paz - setor sapopemba

 21/03/2010 – Sarau do B – mês da MULHER

 26/03/2010 – Caminhada Arquidiocese - centro de São Paulo

 09 e 10/04 - Conferencia saúde mental (datas indicativas)

 Eleições CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente); COMAS (Conselho Municipal de Assistência Social); CT (Conselho Tutelar)


Rafael lembra a questão do café, solicitando que todos possam contribuir para esse momento.

Em seguida, foram apresentadas as pessoas que participam da comissão executiva da Rede, pontuando a importância da adesão de outras para que possamos garantir presença e a participação constantes.

Apresentação de uma proposta de metodologia para a rede a partir da análise dos encontros anteriores: discussão de casos, “livro de causos” itinerante, cartilha da rede.

Janaina questiona a retomada dos estudos de casos, pontuando que há outros espaços para isso na região, como, por exemplo, o conselho tutelar de Sapopemba, que acolhe as entidades envolvidas para discussão de casos toda segunda sexta-feira de cada mês as 13h30.

Ata 15º Encontro Tecendo a rede Sapopemba

São Paulo, 04 de dezembro de 2009.


Ata XV Encontro Tecendo a rede Sapopemba

Nesta data ocorreu o último encontro de 2009 do Tecendo a rede Sapopemba; desta forma, estava em pauta discussão sobre encaminhamentos para o próximo ano, além de informes.

Iniciamos com o informe trazido pela UBS Madalena de que a unidade teria mudado de prédio no mês de outubro. Inicialmente, o prédio antigo seria usado para realização de grupos e reuniões, no entanto, recentemente água e eletricidade foram cortados. Após discussão, foram levantadas as seguintes propostas de encaminhamentos: escrever e enviar projetos que poderiam ser realizados no prédio; conversa com a comunidade (pároco da região) para pensar propostas; reforma do prédio; foi montada uma comissão que na mesma data buscaria contato com líderes locais.

Em seguida, conversou-se sobre encaminhamentos referentes ao Tecendo a rede para o próximo ano. Foi apontada dificuldade de comunicação entre diversas entidades da região, o que poderia dificultar a participação geral. Para 2010: retomada da proposta de confecção da cartilha; reunião da comissão executiva em fevereiro, quando serão pensadas as intervenções junto às entidades (convite às entidades para pensar o planejamento e calendário da Rede para 2010, deverá ser realizado em fevereiro); sugestão de inclusão dos encontros da Rede no planejamento anual das entidades; rever dia, local e horário das reuniões da Rede.

O encontro foi finalizado com a proposta de uma reunião em fevereiro para planejamento da retomada dos encontros (em março); propostas de datas: 08/02 ou 10/02 às 14h00min, com local a ser definido. Além da comissão executiva, pretende-se contar também com demais representantes.

Ata 14º Encontro Tecendo a rede Sapopemba

São Paulo, 06 de novembro de 2009.


Ata XIV Encontro Tecendo a rede Sapopemba


Tendo em vista que o mês de Novembro é ligado à comemoração da consciência negra, neste encontro buscamos trabalhar este tema, considerando-o presente no cotidiano geral. Sendo assim, tivemos como convidado Renato (Sociólogo), tratando sobre o tema das matrizes das religiões africanas.

O encontro foi iniciado com a projeção do documentário “Unidade na diversidade”, como um introdução à temática pensada.

Em seguida, Renato realizou sua fala, iniciando dizendo fazer parte de uma comunidade religiosa localizada na região do Jabaquara, que passou a ser considerada patrimônio histórico em 1990.

Renato falou mais especificamente do Candomblé, de suas origens através de diversas nações africanas e derivações após chegar e se dissipar no Brasil.

Após sua fala, que durou cerca de uma hora, projetou o filme “Mojubá”, que trabalhava também sobre a temática e, mais especificamente, sobre as origens dos Orixás.

Por fim, foi realizado debate, onde puderam ser apresentados questionamentos. O conselho tutelar apresentou uma questão que vem recebendo atualmente, que é o fato de haver acusações de abusos sexuais de crianças justificados como prática do Candomblé. Renato pontuou que nenhuma religião, em seu entendimento, justificaria tal prática, porém, disse que deveríamos compreender a situação em seu contexto, ainda que isto não signifique aceitação.

Na parte dedicada aos informes, Danilo lembrou o dia da saúde da população negra (27/10) e se prontificou a levar no próximo encontro material de divulgação da data. Outros informes seriam repassados via e-mail pela comissão executiva.


E-mail para contato: kilombolaurbano@gmail.com